expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Plano de Aula: Eu e minha cidade

Série: 1ª Série do Ensino Fundamental

Duração: 04 aulas

Objetivos

- Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.
- Conhecer os pontos turísticos e a historia da cidade onde moram;
- Localizar e identificar os pontos turísticos da cidade;
-Explorar o espaço físico da onde mora;
- Identificar e nomear pontos marcantes no trajeto explorado;


Conteúdo

Geografia: Identificando e conhecendo a criança
Alfabetização Cartográfica


História: Pontos Turísticos da Cidade Local
História de Guaratuba


Metodologia da 1ª aula

A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.
As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.

Procedimentos da 1ª aula:
Antes de tudo a professora dará uma breve explicação da importância que cada criança têm para com a família e com a sociedade. Em seguida dará um questionário em folha de papel sulfite, onde os alunos responderam questões relacionadas à família, a sua identidade, com quem moram, onde estudam, a profissão dos seus pais e o que gostarão de ser quando crescer.
Após o questionário respondido a professora aplicará uma outra atividade envolvendo o seu lado artístico, onde a criança irá desenhar a se própria e os principais membros de sua família e sua casa, nomeando e identificando as pessoas e os objetos desenhados, se puderem poderão pintar.

Materiais Utilizados na 1ª aula:
-Quadro negro e giz;
-Livro didático;
-Caderno, lápis e borracha;
-Canetinhas e Lápis de Cor.


Metodologia da 2ª aula

É importante que a criança conheça a história local da cidade em que mora e os acontecimentos importantes de sua região, já que na primeira aula trabalhamos a sua identificação e localização espacial, iremos trabalhar nesta aula com o mapa da cidade, para que o aluno possa fazer a sua iniciação cartográfica, tendo assim uma visão geral de o que é e pra que serve um mapa geográfico.



Procedimentos da 2ª aula:
Utilizando o mapa de Guaratuba, iremos identificar os principais pontos turísticos da cidade, em seguida será realizada uma leitura, onde abordaremos a história da Cidade.
Após a leitura do texto, a professora juntamente com os alunos poderá fazer questionamentos como:
- Em que ano foi fundada a Cidade de Guaratuba?
- Quais são os pontos turísticos da cidade em que mora?
- Quais os pontos turísticos que você já visitou?
- Quais os pontos turísticos que você gostaria de visitar? Porquê?
- Como era antes da gente nascer?
- O que mudou?

Materiais Utilizados na 2ª aula:
-Mapa da cidade de Guaratuba;
-Quadro negro e giz;
-Documentos históricos;
-Caderno, lápis e borracha.


Metodologia da 3ª aula

O uso de imagens é sempre um recurso interessante. As imagens e as cenas nos revelam uma parcela da realidade.
Este recurso possibilita um trabalho pedagógico importante, na diferença entre paisagem e espaço.
Esta 3ª aula será de observação e diálogo, para que a criança possa se localizar e se identificar com o meio, ter noção de direção e percepção de espaço;

Procedimentos da 3ª aula:
Iremos fornecer aos alunos algumas informações gerais sobre a história da cidade, será como um resumo do texto lido na aula anterior, uma revisão.
Com o auxilio do mapa e da professora iremos localizar a escola e o ponto turístico mais próximo da escola. Após essa atividade, a professora junto com os seus alunos irão fazer um passeio a pé, para conhecer este ponto turístico, que neste caso será a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. O interessante dessa aula é que a criança se sinta curiosa e motivada com o passeio e com o conhecimento da história de sua cidade.

Materiais Utilizados na 3ª aula:
-Mapa da cidade de Guaratuba;


Metodologia da 4ª aula

O objetivo desta aula é fornecer para crianças a possibilidade de se alfabetizar cartograficamente, aprender a ler mapa de forma variada e constante, podendo se localizar, dando a elas noção de espaço.

Procedimentos da 4ª aula:
Mostraremos a elas uma maquete, onde daremos a oportunidade de conhecer um mapa tridimensional, nele a criança poderá interagir e reconhecer locais conhecidos e visto no passeio da aula anterior. O professor terá que fazer com que o aluno se identifique com o mapa, fazer com que ela se localize e reconheça o trajeto feito durante o passeio. Os detalhes são fatores importantes para que a criança possa ter um desenvolvimento satisfatório no decorrer da atividade.
Após esta observação e análise do mapa, o professor pedirá para as crianças representarem este mapa numa folha de papel sulfite, onde terão que tentar reproduzir o trajeto percorrido no passeio, onde ela colocará o máximo de detalhes e lembranças possíveis.
Em seguida a professora pedirá para as crianças fazer um texto pequeno, onde irão relatar o que acho de mais interessante no passeio e na História da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso.


Materiais Utilizados na 4ª aula:
-Maquete da cidade de Guaratuba
-Lápis, Caderno e Borracha;
-Canetinha, lápis de cor.


Materiais Didáticos

- Maquete da cidade de Guaratuba
- Mapa Geográfico da Cidade de Guaratuba;
- Documentos Históricos da Cidade;
- Quadro Negro e Giz;
- Papel Sulfite;
- Canetinhas;
- Lápis de Cor;
- Lápis Caderno e Borracha;
- Livro Didático.


Avaliação

Avaliaremos a participação individual e em grupo, também se a criança conseguiu assimilar os conteúdos propostos pelo professor em sala de aula, não esquecendo da capacidade do aluno com relação a aprendizagem.
O professor levará em consideração as atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.
Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada.
Avaliaremos também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos mapas e atividades propostas.

3 comentários:

BLOG DA TIA SU disse...

PARABENS.
ADOREI SEU BLOG.GOSTARIA DE SABER SE VC ELABOROU ALGUMA ATIVIDADE SOBRE O PROJETO MINHA CIDADE?ESTOU TRABALHANDO,MAS NAO ELABOREI AINDA,GOSTARIA DE RECEBER IDEIAS SE POSSIVEL.ABRAÇOS
MARAVILHA.SUELI@HOTMAIL.COM

Kelly disse...

Gostei muito desse plano é muito bem,amei.Abraços.Kelly.

Anônimo disse...

Adorei o projeto. Vou adaptar para trabalhar na escola do meu município. Que bom que existem profissionais que partilham de seus conhecimentos. Grande abraço!

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas