expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Projeto Festa Junina (2)

Justificativa: Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina com o projeto que nossa escola já vem desenvolvendo: Resgate Social, o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida.
Este projeto está dividido em quatro etapas: atividades em sala relacionadas à data, gincana, festa junina e festa junina solidária. As duas primeiras etapas vão acontecendo ao mesmo tempo.

Objetivos:
•Conhecer as características das festas juninas;
•Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
•Promover interesse e participação na gincana e na festa junina;
•Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
•Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
•Promover uma festa junina para uma creche;

Etapas do desenvolvimento:

Atividades em sala de aula
Os professores de todas as disciplinas participarão do projeto desenvolvendo atividades em sala relacionadas com a data que estamos comemorando.

De Educação Infantil a 1ª série:

Português: Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas. Montar um livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas.

História:Conhecer a origem das festas Juninas e os Santos do mês.Conhecer o significado das danças típicas da festa junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.

Matemática e Ciências: Conhecer as comidas típicas junina e explorá-las no que se refere à quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas de massa e fração.Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas. Criar desafios envolvendo situações da festa junina, bem como a gincana que estamos desenvolvendo.

Artes: Produzir cartazes com as simpatias, receitas típicas e representaçoes

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi!!Sou Regina estudante de pedagogia, e estou a pesquisar projeto para meu estagio e o seu veio na hora certa, amei muito obrigada por compartilhar e não deixarei de mencionar a fonte.

Anônimo disse...

Boa tarde.Sou Rosário ,psicopedagoga do CAS-PI(Centro de Atendimento ao Surdo).Muito bom o projeto,mas seria melhor que incluisse atividades adequadas a crianças ou adolescentes com deficiências,por exemplo,surdez,dm,etc.Obrigada.Abraços.

Anônimo disse...

Boa tarde.Sou Rosário ,psicopedagoga do CAS-PI(Centro de Atendimento ao Surdo).Muito bom o projeto,mas seria melhor que incluisse atividades adequadas a crianças ou adolescentes com deficiências,por exemplo,surdez,dm,etc.Obrigada.Abraços.

Nubyene Mayra disse...

OLÁ sou estudante de pedagogia, na cidade de portel estado do pará e quero agradecer pelas belissimas ideias para elaborar um ótimo plano metodologicos para meus alunos. agraço de coração e continuem com esse trabalho que sem dúvidas é sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas