expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Plano de Aula: Dia não a violência

Semana retrasada postei um relato sobre o que aconteceu na escola com o meu filho, e também a atitude que resolvi tomar perante mãe, me prontifiquei no dia seguinte a ir dar uma aula e fazer um cartaz sobre violência com os alunos.
Vou deixar aqui para vocês o plano de aula e o resultado que obtive com a turma, vocês irão perceber que algumas imagens

Plano de aula: Diga Não a Violência
Duração: 30 minutos
Objetivo: Ensinar e conscientizar as crianças sobre os valores como respeito e amizade.

Materiais Utilizados
- Papel bobina ou papel kraft
- Tesouras
- Cola
- Canetinhas
- Imagens retiradas de revistas que representam momentos de violência e de amizade

Desenvolvimento:
Primeiro Momento: No dia anterior combinei com os alunos que trouxessem de casa imagens de revistas e jornais que representassem atos de violência e atos de amizade e amor.
Segundo momento: Em sala de aula levei as crianças para o pátio coberto e dividi a turma em dois grupos, meninas e meninos, os meninos como são os mais agitados e também agressivos pedi que fizessem o cartaz que representasse a amizade, e as meninas pedi que fizessem o cartaz sobre o que não poderíamos fazer, como brigar, mentir, etc.
Terceiro Momento: Separamos as figuras e cada grupo pegou a parte que lhe interessava e mãos a obra.

Quarto momento: Após os cartazes prontos colamos na parede e conversei com as crianças sobre a importância do respeito com os seus colegas, sobre os perigos da brigas e suas consequências.
Quinto momento: Chamei os alunos envolvidos na confusão, o agressor e o agredido e fiz os dois se desculparem, apertarem as mão e se abraçarem.

Quinto momento: Após a mine palestra e montagem e colagem dos cartazes na parede da escola conversamos e terminamos um dia com um momento prazeroso de integração e amizade.

Conclusão: A sala é bem agitada, apertada e com pouca luminosidade, por isso preferi o pátio, os meninos são mais agitados, mas apesar disso são mais rápidos e participativos, as meninas ficam muito preocupadas com os meninos e paravam de fazer o que estavam fazendo para "vigiar" os seus colegas, isso influiu no andamento da confecção do cartaz delas. Tinha momento que não consegui ouvir minha própria voz (normal) mas o resultado foi positivo, vi entusiasmo nas crianças, e apesar de não ser professore eles obedeceram as minhas ordens (também não sou boba!).

Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Nenhum comentário:

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas