expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Trabalhando a lateralidade.

Entendendo a Psicomotricidade

Pode parecer que não, mas trabalhar a lateralidade na educação infantil está diretamente ligada a aquisição da escrita nas séries iniciais. Muitos professores não compreendem os benefícios, mas os resultados vem a longo prazo, e acreditem, o psicomotor é a chave para um desenvolvimento integral do aluno na educação infantil.
Mas o que é o "psicomotor"?
Bom, vou tentar explicar para vocês de forma clara e objetiva. O psicomotor se desenvolve fazendo uma interligação contínua de três pontos: mente + movimento + afetividade. Não esquecendo que a parte cultural e biológica de cada um.
Trabalhando esses três conceitos de forma sistematizada e concisa preparamos o aluno, deixando-o hapto a iniciar seu processo de alfabetização.
Mas como?
Trabalhar conceitos básicos como direita e esquerda, alto e baixo, grande e pequeno, longe e perto, dentro e fora e por aí vai. Não podemos deixar de falar também das habilidades motriz, desenvolvendo atividades que estimulem a coordenação, como pular corda, andar de trás pra frente, pular com um pé só...
Mas esses conceitos precisam ser trabalhados diariamente e não apenas uma vez só, e a ludicidade está ai, a espreita, proporcionando a criança atividades prazerosas e agradáveis, onde a afetividades e confiança ficarão em destaque, pois a medida que a criança progride em sala de aula é sinal que sua auto confiança e auto estima estejam aumentando também, e não só a dela, a do professor cresce junto e as vezes muito mais do que se espera.

Bom amigos fica a dica para vocês, em breve postarei dicas de atividades sobre o tema.

Andreza Menezes
Meus Trabalhos Pedagógicos®





Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Nenhum comentário:

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas