expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Fichas para alfabetização com método fônico

Olá queridos amigos. Na minha necessidade de mãe estou começando a alfabetizar a minha filha Rebeca, foi sempre assim aqui em casa, eu que alfabetizo os meus filhos e contribuo aliviando a carga do professor em sala de aula. A Rebeca tem 4 anos e 05 meses. É nessa idade que iniciei a alfabetização dos meus outros dois filhos, Júlia e Lucas. Sempre inicio a alfabetização utilizando o método fônico, que faz a associação da letra com o seu som, importante salientar que esse método é simples mas precisa ser olho a olho, a criança precisa estar atenta ao professor e prestar atenção ao som e ao formato que fazemos ao emiti lo.
Não ensino as letras por ordem alfabética, gosto de selecionar os sons mais fáceis e deixar os mais difíceis por último, por exemplo a letra M, G, H, N, W ficam para depois, tem palavras que os sons se confundem ao formarem sílabas. Mas a criança pode nos surpreender (na verdade sempre nos surpreendem).
O interessante que a Rebeca amou aprender as letras e em uma hora de exercício visual e fonético entendeu os sons de todas as letras do seu nome, ou seja aprendeu de fato 5 letras do alfabeto.

Como iniciou as atividades para alfabetização utilizando esse método?
Primeiro imprima as fichas que disponibilizei para vocês logo abaixo, plastifique se quiser.
Coloque apenas uma ficha a sua frente e mostre a letra "T" (exemplo), peça que repita sempre olhando para você, você também pode pedir para a criança cobrir com o dedo só para ter contato e junto já desenvolvemos a coordenação motora fina dela.
Agora mostre os desenhos que estão relacionado com a letra e peça que ela pronuncie os nomes, sempre enfatizando o som da letra inicial.
Agora faça o mesmo procedimento perguntando a ela que letra inicia imagem da ficha, note que em cada ficha terá um desenho da forma correta de pronunciar o som da letra, ela vai repetir, isso mesmo, ela fará automaticamente a repetição da imagem da criança em cada ficha e intuitivamente ela irá pronunciar o som da letra!
Bom, é basicamente isso, tenho certeza que irão gostar da atividade e a criança vai amar, pois vai aprender brincando e criar um vinculo a mais de troca e confiança entre as partes!
Bom trabalho e aproveitem!
Andreza Menezes






Veja todo o alfabeto clicando abaixo!























Proibida e cópia total e parcial das atividades e conteúdos do blog 
"Meus Trabalhos Pedagógicos".
Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

2 comentários:

Saira Dutra disse...

Muito obrigada, estava precisando muito.

Anônimo disse...

Muito obrigada pelo conteúdo

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas